Conhecendo o TrocaSenha
  • Alterar a senha com data de validade expirada (é necessário o conhecimento da senha atual);
  • Alterar a senha, mesmo com data de validade vigente, por interesse próprio (Por exemplo: devido a um possível vazamento da senha atual ou para a definição de uma senha mais complexa);
  • Alterar a senha devido ao esquecimento da senha atual (Neste cenário, conforme detalhado nessa página, a nova senha pode ser definida através de certificado digital ou de e-mail particular previamente cadastrado).
  • A senha das contas dos usuários do SERPRO expira a cada 2 anos (funcionários do SERPRO, estagiários, jovens aprendizes e contas externas).
  • A senha das contas dos usuários dos demais ambientes RLSL (PGFN, MF e CARF) expira a cada 90 dias.
Formas de utilização do TrocaSenha
Mesmo com a senha com data de validade expirada é possível gravar uma nova senha através do seguinte procedimento:
  • Acessar o TrocaSenha;
  • Digitar seu CPF ou e-mail e a senha atual;
  • Clicar em Próximo;
  • Na tela seguinte será possível gravar uma nova senha.
  • Caso você tenha esquecido sua senha, na página inicial do TrocaSenha, clique no link Esqueceu sua senha?;
  • Com o certificado digital inserido, clique na imagem que representa o certificado digital;
  • Após ser autenticado no Login Único do SERPRO, será apresentada a tela que permite a gravação de uma nova senha.
  • Caso você tenha esquecido sua senha, na página inicial do TrocaSenha, clique no link Esqueceu sua senha?;
  • Na tela seguinte digite o seu CPF ou e-mail e clique em Próximo;
  • Você receberá um e-mail (no seu e-mail particular previamente cadastrado na base do TrocaSenha) contendo um código de verificação com validade de 10 minutos;
  • Digite o código de verificação recebido no e-mail particular e clique em Verificar;
  • Na tela seguinte será possível gravar uma nova senha.
Trocar senha de caixas corporativas de e-mail do SERPRO
  • Acesse o TrocaSenha;
  • Digite o endereço de e-mail da caixa corporativa (Exemplo: nomedacaixacorporativa@serpro.gov.br) e a senha atual;
  • Clique em Próximo;
  • Na tela seguinte será possível gravar uma nova senha.
O responsável pela caixa corporativa pode gravar uma nova senha através do envio de um código de verificação para o seu e-mail do SERPRO. Segue abaixo, como executar esse procedimento:
  • Na página inicial do TrocaSenha, clique no link Esqueceu sua senha?;
  • Na tela seguinte digite o endereço de e-mail da caixa corporativo (Exemplo: nomedacaixacorporativo@serpro.gov.br) e clique em Próximo;
  • Você receberá um e-mail (no seu e-mail do SERPRO) contendo um código de verificação com validade de 10 minutos;
  • Digite o código de verificação recebido no e-mail do SERPRO e clique em Verificar;
  • Na tela seguinte será possível gravar uma nova senha.
Uso avançado do TrocaSenha
Funcionários do SERPRO podem cadastrar o e-mail particular na base do TrocaSenha através do Portal GIA (item E-mail particular disponível em Meu Perfil | Meus Dados).
Caso o funcionário do SERPRO não tenha um e-mail particular previamente cadastrado no Portal GIA, necessite alterar o atual e-mail particular ou não recorde o e-mail particular que está cadastrado, ele ainda pode solicitar o cadastro do e-mail particular através do seguinte procedimento:
  • Acessar a página https://www.falecomagp.serpro.gov.br;
  • Preencher seu CPF;
  • No campo Assunto selecionar a opção "Senha e-mail Particular";
  • Logo abaixo será exibido o campo para informar o e-mail particular;
  • Após o atendimento da solicitação, pode ser executado o procedimento "Recuperação de senha através de e-mail particular" descrito nessa página.
Para as contas externas, que são as contas criadas através do Portal GIA, o e-mail utilizado pelo TrocaSenha é o e-mail presente no cadastro da conta externa no Portal GIA.
Algumas contas externas do tipo Terceirizado possuem o e-mail do SERPRO (@serpro.gov.br), nesse cenário, caso o usuário Terceirizado não recorde a senha atual, pode ser efetuado o cadastro ou alteração do e-mail particular através do seguinte procedimento:
  • Acessar a página https://www.falecomagp.serpro.gov.br;
  • Preencher seu CPF;
  • No campo Assunto selecionar a opção "Senha e-mail Particular";
  • Logo abaixo será exibido o campo para informar o e-mail particular;
  • Após o atendimento da solicitação, pode ser executado o procedimento "Recuperação de senha através de e-mail particular" descrito nessa página.
  • Para realizar o cadastro de e-mail particular para recuperação de senhas, você precisa estar autenticado no TrocaSenha;
  • Após a autenticação no TrocaSenha, se o e-mail ainda não foi cadastrado, uma mensagem será exibida na parte superior da tela;
  • Acesse o link Clique para Cadastrar. Você será redirecionado para a página de cadastro de e-mail particular na base do TrocaSenha;
  • Cadastre o seu e-mail particular;
  • Confirme o código recebido no e-mail particular cadastrado para finalizar o cadastro do e-mail particular na base do TrocaSenha.
Formalize o procedimento de recuperação de senha por meio da CSS (Central de Serviços SERPRO).